
PESQUISA
Um dos três elementos que compõem o tripé da educação pública brasileira.
Aqui você encontrará um panorama das nossas atividades de pesquisa, desenvolvidas para contribuir tanto para o avanço científico quanto para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades. No PET ARQ, todos os bolsistas devem estar envolvidos em alguma pesquisa, comumente em grupos de 3 ou 4 integrantes e um professor orientador.
Conheça nossas pesquisas em andamento:
Habitação e Moradia em Santa Catarina
Orientador: Lino Fernando Bragança Peres
Resumo
Atividade de pesquisa extensionista: É premente a necessidade de se fazer um cruzamento entre o Censo do IBGE de 2022, estatísticas oficiais e acadêmicas sobre o déficit e carência habitacionais
em Santa Catarina, confrontando-os com as demandas dos movimentos por moradia, que têm as
ocupações como a ponta do iceberg de um grave e vasto problema urbano, social e habitacional,
agravado ainda mais pela ausência de programas habitacionais que não têm dado conta do déficit e,
ao contrário, diminuíram nos últimos 20 anos. A universidade, por pesquisa deste tipo, pode auxiliar
tanto as políticas habitacionais que vêm do estado como os movimentos sociais que clamam por atendimento.
O Acervo do Arquiteto Américo Ishida
Orientador: Eduardo Westphal
Resumo
Atividade de pesquisa extensionista: O professor Américo Ishida dedicou mais de 40 anos ao ensino
de projeto no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. Paralelamente à docência em ateliê, Ishida também desenvolveu projetos de arquitetura, sendo boa parte deles fruto da sua atuação no Laboratório de Projeto do ARQ-UFSC (LabProj), espaço dedicado ao desenvolvimento de projetos de arquitetura em caráter extensionista. Entre o acervo, há também projetos de residências
desenvolvidos fora do contexto da universidade, atendendo a demandas pessoais, de familiares e de
amigos. Boa parte desses projetos foi desenvolvida com desenhos manuais em papel, sem a existência de cópias. Em fevereiro de 2024, Ishida faleceu, deixando um acervo de projetos pouco conhecidos e que precisam ser catalogados e divulgados, preservando sua memória e constituindo um acervo com fins acadêmicos.
O Acervo do Arquiteto Ricardo Monti: a importância do desenho no processo de projeto
Orientador: Eduardo Westphal
Resumo
A pesquisa investiga a obra do arquiteto argentino Ricardo Monti, destacando sua produção arquitetônica e urbanística em Santa Catarina entre os anos 1970 e 2020. Conhecido por sua extensa produção de desenhos, Monti evidencia a estreita relação entre desenho e projeto, demonstrando sua importância como meio primordial de comunicação e expressão arquitetônica. Assim, esta pesquisa tem como objetivo final gerar um produto bibliográfico que popularize o acervo do arquiteto, enriquecendo o ensino e formação em Arquitetura e Urbanismo.
Processos Projetuais para a Geração de Arquiteturas Ecopoéticas
Orientadora: Maristela Moraes de Almeida
Resumo
O subprojeto de pesquisa, parte do projeto temático “Ecopoética Arquitetônica: elementos geradores”, visa estruturar um caminho projetual através da caracterização de elementos arquitetônicos que criam atmosferas ecopoéticas. Com foco na interação entre pessoas e lugares, a pesquisa explora como a tectônica arquitetônica molda espaço e tempo para expressar dimensões existenciais humanas de forma ecopoética. Investigações de campo no Campus Trindade da UFSC serão conduzidas para mapear a identidade ecopoética das áreas de vivência. O estudo inclui levantamento bibliográfico, vivências ambientais e análise de obras, para a criação de um artigo e posterior divulgação dos resultados para a comunidade interna e externa.
Relações de Densidade, Conforto e Qualidade Espacial no Ambiente Urbano
Orientador: Rafael Cartana
Resumo
Este tema deve à sua relevância na produção da arquitetura contemporânea e futura, particularmente no que tange à organização espacial e à implementação de critérios de sustentabilidade. Esta importância é amplificada pelo contexto global de crescimento urbano, com ênfase nas nações em desenvolvimento, as quais são cruciais para um planejamento urbano eficaz e sustentável.
Uso de I.A para geração de imagens realistas no redesenho da arquitetura moderna
Orientador: Alexandre dos Santos
Resumo
A atividade de pesquisa consiste na geração de critérios que possam orientar as plataformas de geração de imagens por Inteligência Artificial na criação de imagens com critérios pré-estabelecidos, seja para o resgate histórico das edificações modernas, como no processo de projeto de arquitetura.
2024
2023

dúvidas?
Entre em contato pelo email: