
NOSSA HISTÓRIA

Criação do PET/Arq
No ano de 1991, a Profª Vera Helena Moro Bins Ely sugeriu à Prof.ª Carmen Cassol, então Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, a criação de um grupo PET para o curso, quando da expansão do programa PET pela CAPES. Foi formada, então, uma comissão composta por três professores (Lisete Assen de Oliveira, Narbal Marcellino e Vera Helena), representantes dos quatro núcleos de conhecimento do curso, para elaborar o projeto de resposta ao edital. Em abril de 1992 iniciaram-se os trabalhos, com apenas quatro bolsistas, sob a tutoria da professora Vera Helena e co-tutoria da professora Lisete, utilizando equipamentos de outros laboratórios até a aquisição de infra-estrutura própria com a verba do programa.
A Continuidade e Expansão do Grupo com Apoio dos Co-tutores e Orientadores
Nos cinco primeiros anos de funcionamento, as figuras marcantes e presentes dos co-tutores prof. Ayrton Portilho Bueno e prof. Almir Francisco Reis, possibilitaram a continuidade das atividades quando a tutora se afastou para doutorado. O engajamento dos co-tutores e de orientadores, como a profª Marta Dischinger, permitiram a aquisição de infra-estrutura própria, não só com recursos advindos da CAPES, mas também de outros programas de fomento, como FUNGRAD, FUNPESQUISA e CNPq. Desde 1996, o Grupo ocupa edificação provisória do curso de Arquitetura, aguardando ainda sua instalação no novo prédio.
Estruturação e Desenvolvimento do Grupo PET/ARQ/UFSC
Antes da consolidação do Grupo, quando totalizou 12 bolsistas (1994), foi elaborado o Estatuto PET/ARQ/UFSC para garantir uma rápida compreensão de seu funcionamento e auxiliar a integração dos novos bolsistas, orientando a todos quanto aos seus direitos e deveres e sistematizando a realização das diversas atividades. Desde então, todos os alunos passaram a ter um cargo administrativo, distribuído semestralmente, o que propiciou o desenvolvimento de outras habilidades, não aquelas ligadas diretamente à sua formação acadêmica – tais como liderança, organização, senso de responsabilidade – contribuindo para um efetivo trabalho em equipe. A fim de acompanhar o desenvolvimento de todas as atividades do grupo, é realizada uma reunião semanal onde participam os bolsistas e o/a tutor/a. E, semestralmente ocorre uma avaliação do desempenho de cada bolsista.
A Importância do Trabalho em Equipe e da Educação Tutorial na Sustentação do PET
Cabe destacar a importância do trabalho em equipe e do modelo de ensino tutorial para uma formação mais ampla do bolsista. Foi justamente esta educação que viabilizou a manutenção e permanência do programa frente às ameaças de encerramento do então Programa Especial de Treinamento da CAPES, em 1997, por meio da organização e luta conjunta de grupos PETs de todo o Brasil. Esta situação, apesar de bastante desgastante, contribuiu de maneira muito positiva na formação dos bolsistas, que passaram a participar ativamente das reuniões do Grupo InterPET/UFSC, bem como dos encontros regionais (SulPET) e nacionais (ENAPET). Além disso, a permanência da tutora Vera desde a formação do grupo (afastada apenas durante seu doutorado), sua participação ativa no Comitê Local de Acompanhamento dos Grupos PET/UFSC (CLA) e durante três anos como Representante Adjunta da Área de Arquitetura, Urbanismo e Design na CAPES, consolidam as bases do grupo.
PET 30 Anos
Para celebrar a trajetória de três décadas, o grupo desenvolveu uma publicação que tem a responsabilidade de ser testemunho do Programa de Educação Tutorial do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

“Escrever um livro de 30 anos do PET/ARQ serve não somente para manifestar a nossa relevância, refletir sobre as dificuldades e celebrar as conquistas. Serve também para reconhecer que aquilo que somos hoje contém aquilo que fomos, e tão importante quanto, compreender que o presente contém aquilo que poderemos nos tornar.”
Samuel Steiner dos Santos
Tutor do Grupo PET/ARQ
2020-2022
A partir de um breve histórico das atividades realizadas pelo PET/ARQ/UFSC em mais de três décadas de existência, comprova-se a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, que compõem o tripé da universidade. A seguir, confira as atividades realizadas pelo grupo:

dúvidas?
Entre em contato pelo email: